Saturday, September 11, 2004

+Saudade!

Hoje me bateu um saudade do Brasil, e acho que agora vai ser definitivo. Tô ficando saturada de algumas coisas aqui, de ter que me privar de algumas coisas que tinha no Brasil. Acho que um dos maiores motivos por eu estar meio chateada hoje é a comida daqui. Eu odeio a comida daqui e os hábitos. Não que seja muito diferente do Brasil, mas aqui nada tem o mesmo sabor e é super sem graca (quando não é sem graca é cheio de pimenta. Argh!). Até a pizza daqui é terrível! Não vou comer pizza por mais um bom tempo até voltar pro Brasil e comer a maravilhosa pizza de catupiry do Mister Pizza! Que divino! Eu morro de saudades da comidinha do Brasil, do arroz com feijão e bife e as vezes "zóião" (ovo frito), era simples mas era muito gostoso. As pessoas não dão valor à aquilo que elas acham sem graca e rotineiro depois que perdem.
Eu, por exemplo, sempre achei brega comer arroz e feijão todo dia, mas agora faz uma falta!!! Tem mais de 1 mês que não como feijão e vou continuar assim até voltar. As vezes eu me sinto meio fraquinha, talvez por estar comendo tanta comida sem graca e sem os nutrientes necessários.


Morro de saudade de farofa (minha perdicão - Amo Amo!), a macarronada da minha avó, o ensopadinho com creme de leite da minha mãe, bife, carne assada, churrasco... Tem meses que não sei o que é comer carne, pois aqui é caro e nós não compramos. A única carne que como aqui é carne moída, frango e uma outra carne que parece hamburguer. Fico com nojo só de pensar. Já to de saco cheio de comer lasanha, batata, frango, carne moída. Eu quero variedade, eu quero comida brasileira!
É realmente triste ter que me privar de comer carne porque é caro. Isso não existe! O Brasil pode ser tudo, mas comida é barata e você pode comer de tudo, desde que tenha condicões para comprar.

Outra coisa que tem me chateado aqui é a faculdade. Gosto muito de lá mas eu estou tendo problemas de concentracão com as aulas em inglês. Sabe o que é você entender o que eles falam (ou que você lê) mas não conseguir se concentrar e assimilar? Isto acontece constantemente comigo e fico muito frustrada. Não tenho vontade de pegar nos livros pra ler pois sei que não vou assimilar nada. E o pior é que em 2 semanas de aula eu já tenho diversos trabalhos pra fazer e milhares de páginas pra ler. Não sei se vou aguentar. Queria ter um tempo pra me acostumar com as aulas ministradas em inglês antes de ter uma porrada de coisas pra ler. É muito desgastante e frustrante pra mim! Tenho medo de não agüentar até o fim...

Outra coisa que me chateia é não ter lugares pra ir. Eu gosto de ir ao cinema, ir no shopping dar uma voltinha (e quem sabe comprar alguma coisinha) e depois dar uma passada na praca de alimentacão pra comer uma coisa diferente, mas isso é impossível aqui. Tudo aqui é caro e tenho que passar o dia todo dentro de casa por causa desses malditos precos exorbitantes! As vezes sinto que vou pirar por ficar em casa o dia todo só comendo as coisinhas sem graca de sempre... E tem mais, também não posso ligar para o Brasil porque, adivinhem??? É estupidamente caro! E meu namorado ainda vem me dizer que é só ficar 5 minutinhos pra matar a saudade. Pô, pra ficar 5 minutinhos eu prefiro nem ligar! É humilhante estar falando com a sua família e ter que desligar porque a ligacão é cara! Quero saber o que acontece lá em casa, tudinho...

No entanto, eu vou sobreviver. Sei que escrevi pra caramba, mas isso me ajuda a desabafar, em PORTUGUÊS. Mas eu não vou desistir e isso eu tenho certeza, sei que isso é uma experiência imensa pra minha vida e que tenho muito a aprender com isso tudo. E sem contar que eu preciso fazer um esforcinho pra conseguir um emprego decente no Brasil, concordam?

Até a próxima, amigos!

Kyss og klem!

5 Comments:

At 5:27 PM, Anonymous Anonymous said...

Renata:
Eu te achei no orkut, na comunidade I love Norway, e li a sua história (de como vc conheceu teu namorado e tal) e daí acabei caindo no teu profile e no blog! Meu nome é Caprice, tenho 27 anos, sou advogada e moro em Curitiba, e tb tenho um namorado norueguês. O nome dele é Kevin e ele mora em Bergen. Nós tb nos conhecemos pelo ICQ em janeiro de 2003, e em junho do mesmo ano ele veio pra Curitiba me conhecer. Daí em setembro eu fui pra Bergen conhecer a família dele, fiquei lá por um mês. Em razão dos nossos trabalhos e da falta de dinheiro, acabamos não nos encontrando mais desde então. Imagine como eu tenho sofrido este ano inteiro sem nos vermos. Mas tenho meu trabalho, minha família e amigos maravilhosos que me apóiam e dão força pra eu ir em frente!
Bom, agora que vc já sabe um pouco sobre mim, queria te dizer que te desejo amaior força neste período de adaptação aí na Noruega. Li teus comentários, o desabafo, e acho importante mesmo vc colocar pra fora as dificuldades e frustrações pra poder seguir em frente! Concordo com vc em relação à comida, que é muito sem graça! Eu só fiquei um mês aí, mas já estava de saco cheio, apesar da família do Kevin sempre fazerem coisas diferentes pra eu me sentir mais à vontade. Voltei 5 quilos mais gorda pq não tinha frutas e verduras (que aqui no Brasil tem pra todo lado), era semrpe aquela comida pesada. A única coisa que talvez vc concorde que é maravilhoso é o chocolate daí! Putz, eu comia uns 3 ou 4 todo dia!! Por isso virei uma baleia! Ahahahaha!
Bom, vou te passar meu email, e se sinta à vontade pra me escrever, principalmente se a saudade apertar muito, ok? Tenho a suspeita que cedo ou tarde tb vou estar na sua situação, e seria muito bom poder compartilhar as experiências!!
Meu email é capricejacewicz@yahoo.com.br

Boa sorte! Tudo de bom pra vc e se cuide!!

Bjos,

Caprice :-D

 
At 4:00 PM, Anonymous Anonymous said...

Renata,
You are just a spoil girl who couldnt never have been out of your country.Poor of your "boyfriend" that one you never say the name,who choosed you, between a lot of good brasilians girls who would love be at you place.Stop to complain and live all the good moments there.Eat to live and dont live to eat.In Norway the food is very health, this all the world knows.If you think the Pizza from Mister pizza, zóiao and barbecue is health, is better you come back to Brasil and study more, because the people over there are intelligent and they know their food is very health and with all necessary nutrients we need to live.health food for you is junk food for them.If you think is humiliating to speak with your family for five minutes, go to find a job and pay your bills.You dont have shy in this face? to say all this things and live and eat for free, in a country famous to be the best country to live in the world?The best IDH of the world.If you arent capable to study there because your english isnt enough, you have to come back to Brasil and study first in a good english school.Stop to complain about the prices there, you can do Whatever you want, but create shy in this face and find a job to help your boyfriend, because he dont deserve that.He helps you a lot and put your pictures on your fotolog, and your just call him a boyfriend.Poor guy.Off course you will survive at a country like that.Is easier you survive there then here.You wont give up because you are interested in find a good job in Brasil on the future?I see you arent a girl who live the good moments, you are silly and child.Do you want to know if I agree?Of course not, because i know apreciatte the good moments and I take off all whats good in all situations.

 
At 1:49 PM, Blogger Renata said...

Olá pessoa invejosa do Brasil!

Se vc tentou me prejudicar, desculpe te informar, mas não colou. Minha vida é muito perfeita, não acha? Vc queria estar no meu lugar, né? Já entendi qual é a sua e feliz em saber q vc tenha inveja de mim!

Só mais uma coisinha:

Eu não ADMITO que alguém que não me conhece leia apenas meia dúzia de palavras a respeito de mim e tire conclusões babacas iguais à sua. Vai estudar inglês (tá precisando hein, amorzinho?) e vai tentar arrumar um namorado tbm, pois percebi q até nisso vc me inveja!

Take care and "create a shy on your face".. hahahaha. Essa expressão foi ótima, não consigo parar de rir!!

 
At 6:10 AM, Anonymous Anonymous said...

Não, essa foi de morrer de rir mesmo: CREATE A SHY ON YOUR FACE, Come on!!!!
Por favor querida (ou querido), estuda só mais um pouquinho o inglês, por favor...CREATE "YOU" A SHY ON YOUR FACE e tenta melhorar teu inglês, que não tá muito bom não...Não posso mentir, HAHAHAHAHAHA....

 
At 5:27 PM, Anonymous Anonymous said...

Olá, Re.
Saudações diretamente do Brasil.
Desculpe-me por não ter colocado nenhum comentário... Afinal eu não sabia como fazê-lo. Pode deixar que eu vou comer bastante pizza, feijão e arroz por você, tá? hehehe.
Acredito que realmente está muito difícil as coisas para você, mais não desanime, Sei que você é uma pessoa muito determinada e batalhadora e com fé em Deus irás superar todos os problemas rapidinho. O teu blog está maravilhoso, estou adorando poder conhecer um pouco sobre a Noruega através de você.
Todas da faculdade estão bem. Infelismente não temos nada enovador, mas pode deixar que tudo que acontecer por aqui te contarei...

Beijos e abraços,
Cris

 

Post a Comment

<< Home